Skip to main content
Tuxu
Active Member
January 15, 2021
Question

Seção de discussão em Português (PT)

• January 15, 2021
  • 111 replies
  • 13590 views

Olá!
Estamos abrindo esta seção para facilitar as discussões em português. Não hesite em deixar suas dúvidas, sugestões, ideias.

This topic has been closed for replies.

111 replies

Marcello_Cocu
    Active Member
    July 22, 2021

Boa tarde Ricardo, teria que explicar melhor, essas configurações do programa nada tem a ver com versão gratuita. Somente questões de compartilhamento, quantidade de projetos com equipes etc… é que tem a ver com gratuidade ou não. Restrições quanto às configurações do programa em si não tem a ver.

Cocu
    Ricardo4
    July 22, 2021

Oi Marcelo, obrigado pela resposta. Fiz uma print pra ver se ajuda.

Marcello_Cocu
    Active Member
    July 23, 2021

Uma vez aconteceu isso comigo porque o objeto já tinha outra função.
    Tente refazer o objeto nessa tela mesmo, não como “elemento” mas como um simples objeto mesmo e veja se funciona. (não sei se trabalha com elementos).
    Refaça o botão do zero e veja se funciona e reporta aqui para gente…
    Boa sorte!

Cocu
    Ricardo4
    July 23, 2021

Olá Marcello, bom dia.

Infelizmente as coisas não estão funcionando pra mim. Fiz, refiz e nada. O CHANGE TO não aparece no menu de INTERACTIONS DETAILS. O Default é o ON CLICK e abaixo SCROLL TO. Um outro agravante: a interação deveria ser do componente “DEFAULT” para a variante que criei (com a propriedade ATIVO p.ex.) mas no campo onde tem as opções de destino não aparece o nome da propriedade (ATIVO) e sim o nome do objeto (RECTANGLE).

Eu trabalho com Mac. Abri liguei até o meu PC pra ver se o problema poderia ser esse, mas o comportamento é o mesmo.

Marcello_Cocu
    Active Member
    July 23, 2021

Qual a versão do seu Figma? Trabalho com Mac tbm e aqui para mim não tem mais Click e sim Tap. Estou meio sem trabalhar com o Figma e não tenho boa memória. Mas se trocaram o click pelo tap, tenho um projeto aqui em que o scroll funciona quando tenho o botão inserido na página e aí aparece no “Interaction Details” os objetos que tenho na página para ele escolher para qual objeto vou fazer o scroll. Deu para entender?

Cocu
    tank666
    July 24, 2021

@Ricardo4, you need to apply to participate in beta testing of interactive components. More details: ▶ Sign up for the Interactive Components beta →.

UX/UI designer. Figma expert. Creator and developer of plugins and widgets for Figma and FigJam. Check out my resources in Figma Community: figma.com/@tank
    sulamita_Bela
    August 3, 2021

Pessoal é possível colocar duas ações em um botão? Eu não consegui. Queria um hover e uma ação de click.

Tuxu
    TuxuAuthor
    Active Member
    August 3, 2021

Oi da sim, para o hover você pode adicionar essa interação nas variants e para o click você pode adicionar tanto na variant quanto no fluxo das telas:

Aqui está um arquivo com o exemplo, pode duplicar: https://figma.fun/qjDRHE

e aqui um exemplo da interação funcionando: https://figma.fun/vuO2Xn

Andre_Duarte
    August 3, 2021

Olá pessoal, alguém pode me recomendar um curso pra aprender FIGMA em português?
    Eu dei uma olhada em 2 cursos do Udemy:

1. Figma Design de interfaces do zero ao profissional de Matheus Fraga
    2. Figma: Design colaborativo do básico ao protótipo responsivo de Leandro Rezende

Vi alguns comentários sobre o curso dizendo ser muito superficial.

Também tem no Alura, mas são apenas 3 cursos e tem que pagar pela plataforma toda por um ano R$900,00 é osso.

Alguém tem alguma outra sugestão?

Marcello_Cocu
    Active Member
    August 3, 2021

Olá Andre, boa noite.
    O Figma é como qualquer outro aplicativo. Precisa entender e praticar.
    Na web tem tutoriais. Eu fiz um curso na domestika que é para “design de sistemas”, por sinal, bom, mas não é um curso para pequenos empreendedores nem funcionários. É um curso que ensina gerar um sistema gráfico para ser compartilhado para várias pessoas.
    Eu tive uma certa dificuldade para entender, mas depois que percebi que o curso era voltado para equipes, fiquei mais tranquilo.
    Ele vai te ensinar do zero a montar uma interface para mobile tablet e desktop, sempre com o foco em equipe fazendo parte do mesmo projeto.
    Não sei se serviria para você, mas para mim, sou freela, o que serviu foi aprender conceitos sobre o aplicativo.
    Detalhe: o professor responde muito bem as suas questões que quiser levar em particular para ele.
    Se aconselho ou não? Fica difícil para mim, pois não sabia nada de FIGMA e hoje sei um pouco. Sei também que somente com a prática, é que vou melhorar meus conhecimentos.
    Bem, acho que é isso. Boa sorte!

Cocu